As Belezas das Praias do Nordeste

Conhecer o Nordeste é presenciar uma grande beleza natural, além de uma forte diversidade.

A região brasileira é constituída por nove estados: Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Piauí.

Mesmo tendo um grande número de estados, o Nordeste ainda é dividido em sub-regiões (meio norte, zona da mata, agreste e sertão), pois possui atributos culturais, socioeconômicos e até mesmo físicos diferenciados, dependendo do local.

Importante na colaboração para o país, o Nordeste é a segunda região que produz petróleo, além de possuir um dos primordiais pólos petroquímicos, situado em Camaçari (conhecida como Cidade Industrial), na Bahia.

A região se torna ímpar por ser banhada pelo Oceano Atlântico, e com isso possui uma vasta quantidade de cidades praianas, atraindo milhões de turistas diariamente.

 

Vamos conhecer algumas praias?

Quem vai para Paraíba, não pode esquecer de visitar Cabedelo, cidade da região metropolitana da capital paraibana (a apenas 28 km de João Pessoa).

Cabedelo tem aproximadamente 10 km de praias, com águas quentes e transparentes, bem localizadas entre o Oceano Atlântico e o Rio Paraíba. Lá você encontra diversos pontos turísticos que chamam a atenção pela beleza natural.

A fortaleza de Santa Catarina é um ponto que deve ser mencionado. O forte (ou fortaleza, como é chamada) se situa em elevação de areias à margem direita do Rio Paraíba. Possui também um grande centro cultural, além de um lindo mirante.

Outra praia em Cabedelo que deve ser percorrida é Camboinhas. Conhecida por ser um ‘ponto de encontro de jovens’, o local conta com muitos quiosques.

Praias do Nordeste - Paraíba

 

Já para quem curte o pôr do sol, o Fluvial do Jacaré (ao som de uma boa música) é uma grande pedida!

 

Não podemos deixar de falar do projeto Guajiru, ainda em Cabedelo, o qual visa proteger e preservar as tartarugas marinhas.

Descendo um pouquinho

Um pouco abaixo encontramos outro estado rico em atrações provenientes da natureza: Pernambuco.

Em Recife, há uma praia considerada primordial na capital, a praia de Boa Viagem, situada no bairro de mesmo nome. O litoral possui uma extensão de 7 km, e é amparado por recifes naturais (fato que originou o nome da capital).

A praia de Boa Viagem possui um calçadão extenso, de aproximadamente 9 km, onde o turista encontra diversos tipos de lazer como parque, jardim, pista de cooper, equipamentos para ginástica e ciclovia.

A praia possui ondas fracas, favorecendo a formação de diversas ‘piscinas naturais’. Porém, é bom ter bastante cuidado em dias de maré alta, e prestar bastante atenção nos avisos espalhados pela praia, pois há tubarões na região.

Ainda em Pernambuco, vamos para a tão famosa Porto de Galinhas, localizada no município de Ipojuca!

Como na praia da Boa Viagem, Porto de Galinhas possui seu conjunto de recifes próximo à orla.

 

Destaque para as belas piscinas naturais de água morna e clara, situadas entre corais, além dos manguezais, coqueirais, da areia branca e da bela divisão entre rio e mar, local que encanta qualquer turista.

 

 

 

Vamos ao Rio Grande do Norte

Acima dos estados já citados (Pernambuco e Paraíba), está o Rio Grande do Norte com sua beleza imensurável.

Na capital potiguar está uma das cinco praias mais visitadas do estado: Genipabu.

Suas dunas cercadas pela Mata Atlântica caracterizam a beleza natural e chamam a atenção de turistas brasileiros e estrangeiros. Genipabu possui uma grande área de conservação ambiental. As famosas dunas já foram cenário para famosas novelas.

Não podemos deixar de visitar a Bahia

Descendo para a Bahia, reserve alguns dias para conhecer Porto Seguro!

Praias do Norderste - Bahia

 

A cidade está situada no sul do estado e possui grande patrimônio histórico.

O município foi fundado no ano de 1534, e pela sua história foi tombado, sendo proibida a construção de prédios com mais de dois andares.

Porto Seguro se caracteriza pelo clima quente e pelos 85 km de belas praias com areias finas e brancas. As mais frequentadas são: Arraial D’Ajuda, Barra Velha, Caraíva, Jacumã e Mucugê.

Gostou das dicas? Então vá correndo visitar o Nordeste e seu amplo repertório de belas praias!

Conheça também outros destinos para sua viagem pelo Brasil no post: OS MELHORES LUGARES PARA VIAJAR NO BRASIL

Deixe seu comentário