Dicas Para Escolher Empresas de Intercambio

Planeje Sua Viagem Educacional

Fazer intercâmbio é o sonho da maioria dos jovens.
Ampliar o conhecimento, treinar novos idiomas e conhecer outro tipo de cultura são elementos fundamentais para o amadurecimento do universo estudantil.

Mas afinal o que é realmente o intercâmbio?

Estamos falando de um programa de estudos educacionais e culturais de determinada pessoa em um país estrangeiro escolhido.
Intercambio cultural

Este programa em união com a escolha do estudante, designa qual lugar, tempo e o curso do intercâmbio.

Existem vários tipos de programas de intercâmbio, dentre eles:

  • o ensino médio (conhecido como high school);
  • o aprendizado de um novo idioma;
  • programas universitários;
  • além de pós-graduações, mestrados e conhecimento cultural.

Nos dias atuais, inserir estudos internacionais no currículo faz com que o histórico se torne mais amplo e rico. Cursos de outros países agregam muito na hora de procurar um emprego, além de ajudar na evolução pessoal.

O jovem universitário que deseja se inserir no programa de intercâmbio deve ficar atento nos convênios existentes na faculdade. Muitas universidades, centro universitários possuem acordo com instituições internacionais. Dessa forma, o aluno pode ficar à vontade e escolher o programa que mais se adapta ao seu perfil.

As universidades brasileiras trabalham de forma parecida, fazendo a troca com a instituição estrangeira.

O que seria essa troca? As faculdades nacionais em parceria com as internacionais trocam os alunos interessados, ou seja, se um aluno brasileiro deseja fazer intercâmbio nos Estados Unidos e vice- versa, as instituições fazem a troca por um determinado tempo (tudo combinado por contrato).

As agências de intercâmbio são ótimas intermediadoras para quem deseja fazer sua viagem educacional.
Ao contratar tal empresa, o interessado tem total comodidade, segurança e principalmente facilidade em escolher o melhor curso, decidir pelo país adequado e a instituição de acordo com o desejo do estudante.

Além disso, a agência de intercâmbio estará à frente do contrato, causando mais estabilidade ao intercambista.
Estar em contato com agência em situações de dúvidas, questionamentos, emergências é fundamental para um programa de intercâmbio bem sucedido.

Este tipo de empresa oferta serviços complementares, como por exemplo: carteirinha de estudante, acomodação, compra de passagem e principalmente, seguro-saúde.
Jamais viaje sem este seguro e pesquise se a empresa escolhida irá fornece-la.

Como escolher a agência ideal?

O estudante deve ter muita atenção e muita calma ao escolher a sua agência de intercâmbio. Preste atenção em nossas dicas:

– Primeiramente procure toda a informação necessária da empresa. O melhor lugar para se conseguir o “dossiê” da agência é na própria internet. Procure por opiniões, comentários, reclamações e elogios de clientes.

– Procure indicações! Com certeza você conhece alguém que já fez intercâmbio, não é mesmo? Peça indicações de empresas e faça sua lista!

– Procure saber se a agência escolhida é associada ao BELTA (o órgão brasileiro de intercâmbio). A empresa regulamentada segue todos os padrões exigidos pelo Brazilian Educational & Language Travel Association (o órgao) e atesta ao intercambista que a confiabilidade da empresa.

– Ao escolher a agência, exija tudo por escrito e procure saber se haverá gastos extras.

Separamos aqui, algumas agências:

Então não esqueça de se programar com pelo menos seis meses de antecedência.
Escolha sua agência, seu curso, seu país, e aproveite!

Veja também nossas dicas sobre passagem aerea nestes artigos:

12 DICAS PARA RESERVAR A SUA PASSAGEM AEREA

CUIDADOS AO RESERVAR PASSAGEM AEREA

Deixe seu comentário